IPVA 2016: Tabela, Valor, Pagamento

O IPVA 2016 é um imposto muito importante e que todos os motoristas que possuem veículos com cilindrada superior a 50 deve efetuar o pagamento. São isentos do pagamento desse imposto os veículos que possuem menos que 50 cc e os mais antigos também, em alguns estados isso se dá quando o veiculo completa dez anos, em outros estados o prazo é maior.

IPVA 2016

IPVA 2016

O Detran de cada estado é o órgão responsável por administrar o pagamento desse imposto. Para fazer o recolhimento geral eles organizam uma tabela onde fica definido uma data para todo mundo pagar, essa data baseia-se no final da placa de cada veículo.

O pagamento desse imposto é feito com base no veículo, não tem um valor universal para todos, e sim algo variado que é feito com base no veículo que cada um possui, na idade do mesmo, entre outras características.

  • Informe-se também sobre o Concurso INSS 2016, clique aqui!

Pagamento do IPVA 2016

Importante efetuar o pagamento em dia para que você não fique em atraso para que isso não gere nenhum problema futuro. Hoje o Detran facilita muito o pagamento, e em todo o país, antes o mesmo era feito em cota única, hoje já é possível parcelar.

Formas de pagamento para o IPVA 2016.

Formas de pagamento para o IPVA 2016.

Pagamento IPVA 2016 pode ocorrer da seguinte maneira:

  • pagamento em cota única: com desconto;
  • pagamento parcelado: em 3 vezes com valor igual em todas as parcelas.

Você contribuinte é quem decide qual a opção melhor e mais vantajosa para que você possa efetuar o pagamento desse imposto, de modo que isso não comprometa seu orçamento mensal.

Tabela do IPVA 2016

Cada estado disponibiliza a tabela do IPVA 2016, logo, não temos uma tabela universal para todos os estados, e sim uma para cada. Hoje com a internet você consegue consultar essa informação diretamente no site do Detran do seu estado.

A tabela fica disponível no site para consulta, assim você consegue se informar sobre quando deve efetuar o pagamento desse imposto de acordo com o final da placa do seu veículo.

As datas para pagamento IPVA 2016 passam por alterações todos os anos, logo, é interessante que você consulte a tabela atualizada, ou seja, a de 2016 mesmo. caso no site ainda não conste é só aguardar que em breve o Detran disponibiliza.

Valor do IPVA 2016

Conforme mencionado rapidamente no inicio do post o valor do IPVA 2016 não é igual para todos, ele se baseia no veículo que cada pessoa tem.

IPVA 2016

Logo, para saber o valor que você tem que pagar somente emitindo a guia. A guia também pode ser emitida pela internet, no site de cada Detran, bastante que para isso você informe os dados pedidos.

Para emitir a guia você precisa informar os dados pedidos, entre no site do Detran do seu estado e faça a emissão.

No Responses to “IPVA 2016: Tabela, Valor, Pagamento”

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *