Passe Livre Estudantil: Cadastro

O Passe Livre Estudantil é um programa que está beneficiando um número cada vez maior de jovens estudantes. O Passe Livre Estudantil iniciou no estado de SP, mas hoje já está sendo adotado no DF e Recife. A expectativa é que outras regiões do país também façam a utilização do mesmo.

Vários estudantes possuem dificuldades em pagar um transporte diário para ir à escola, pensando nisso, o Governo criou esse programa que oferece um passe livre, ou seja, sem custos, para que o jovem de baixa renda possa estudar. É uma iniciativa muito importante e que faz a diferença na renda familiar dos envolvidos.

Passe Livre Estudantil

Passe Livre Estudantil

A iniciativa visa atender aos alunos da rede pública. Os alunos da rede privada também podem participar, desde que comprovem que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Se você ainda não está participando, confira aqui as informações e entenda como o processo de cadastramento funciona. Não deixe de requerer esse novo direito aos estudantes da rede pública.

Cadastro Passe Livre Estudantil

O cadastro Passe Livre Estudantil pode ser feito pela internet ou no atendimento presencial do órgão responsável pelo mesmo.

  • Se você mora em SP, é necessário procurar na sua escola, o departamento responsável pelo cadastramento dos alunos. Para maiores informações, você pode consultar no Canal do Estudante do SPTrans: http://estudante.sptrans.com.br/

É Importante destacar que no estado de SP o benefício pode ser usado para que o aluno utilize tanto o transporte nos metrôs, como também no CPTM.

Em Brasília, o cadastramento pode ser feito pela internet.

Em Brasília, o cadastramento pode ser feito pela internet.

Para sua facilidade, o programa oferecido em Brasília ainda permite que a emissão da segunda via do cartão possa ser realizada também pela internet.

Em Recife, o programa recebeu o nome de Vem Passe Livre.

Em outras regiões do país, esse programa também será implantado. Ele permitirá um acesso mais fácil ao transporte escolar para os alunos de baixa renda e da rede pública. Existem regras para poder participar, e quem não as preenche, não terá direito ao benefício.

passe

Documentos Necessários para Cadastramento

Quem for comparecer ao atendimento presencial para realizar o cadastro no programa Passe Livre, não pode esquecer de levar os documentos necessários para essa etapa.

Na lista abaixo, colocamos quais são esses documentos:

  • Declaração de matrícula na instituição de ensino
  • Carteira de identidade (RG) ou certidão de nascimento
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Foto 3×4

Eles também serão pedidos no cadastramento online, só que deverão ser digitalizados para que você possa enviar ao sistema. Por fim, no cadastro online será necessário preencher todas as informações pedidas para concluir o cadastramento e aguardar um retorno do programa.

No Responses to “Passe Livre Estudantil: Cadastro”

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *