Seguro Desemprego 2016: Calculo, Regras, Valores

O Seguro desemprego 2016 é um benefício concedido ao trabalhador que foi demitido sem justa causa. Para receber o seguro desemprego 2016 é necessário preencher os requisitos necessários para tal, confira aqui quais são eles.

Esse benefício sofreu algumas alterações nos últimos anos e o trabalhador tem que saber quais são os requisitos para poder receber. Esse é tido como um dos benefícios mais importantes porque vários trabalhadores brasileiros precisam do mesmo com frequência.

Seguro Desemprego 2016

Seguro Desemprego 2016

O benefício oferece auxílio em dinheiro por um período determinado, esse período pode variar de três a cinco parcelas pagas de forma contínua ou alterada. Durante esse período o trabalhar não pode exercer atividade remunerada, caso contrário, ele perderá o benefício.

Esse benefício é pessoal e, portanto, só será pago diretamente ao beneficiário, com exceção daqueles que não podem receber devido algum impedimento. Adiante você entenderá como realizar a consulta passo a passo. 

Quem tem Direito ao Seguro Desemprego 2016

Com as novas regras do seguro desemprego 2016 é necessário entender quem tem direito a esse benefício. Para uma melhor compreensão sintetizamos as informações a seguir:

  • Tem direito o trabalhador formal e doméstico, desde que despedido sem justa causa, inclusive a dispensa indireta;
  • O trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação que foi oferecido pelo empregador;
  • Também tem direito ao benefício, o pescador profissional durante o período do defeso;
  • O trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

Se você se encaixa nos requisitos, não deixe de fazer a solicitação do seu benefício o quanto antes. Existe um prazo máximo para que seja solicitado, não deixe passar, se não você perderá o mesmo.

Entenda as novas regras do seguro desemprego 2016.

Entenda as novas regras do seguro desemprego 2016.

Valor e Pagamento das Parcelas

Calcular o seguro desemprego 2016 é simples e para isso é utilizado utilizada a média do salário dos últimos três meses anteriores a dispensa. Sintetizamos melhor as informações sobre esse cálculo a seguir, pois existem cálculos diferente para outros beneficiados.

  • Para o pescador artesanal, empregado doméstico e trabalhador resgatado, o valor do seguro desemprego será de um salário mínimo vigente;
  • Para os demais o valor será a média dos salários dos últimos três meses anteriores a dispensa.

No ato da solicitação, o cálculo será feito e você será informado sobre o valor que receberá, assim também sobre quantas parcelas terá direito a receber, lembrando que elas podem variar no mínimo 3 e no máximo 5.

Consulta Pagamento Seguro Desemprego 2016

Os beneficiários podem consultar pagamento seguro desemprego pela internet. Outro recurso online disponível para ser acessado em qualquer dia da semana e em qualquer horário.

Veja como realizar a consulta desse benefício no site da Caixa Econômica:

• Site da Caixa: www.caixa.gov.br

Preencha os dados para consultar o pagamento.

Preencha os dados para consultar o pagamento.

• Informe o número do NIS e a senha de internet.

No Responses to “Seguro Desemprego 2016: Calculo, Regras, Valores”

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *