Dificuldade em Aprender: Como incentivar seu filho a tirar notas melhores

É comum encontrarmos crianças com grande dificuldade em se concentrar na sala de aula, o que acaba gerando outros tipos de problemas notas baixas, falta de interesse pelas matérias, excesso de bagunça na escola, entre outros pontos que, se não tratados cedo, podem acarretar no mau desempenho do seu filho durante toda a carreira escolar.

É interessante observarmos como anda o desempenho das crianças de perto, não só acreditar no que eles nos contam. É importante conversar com os professores do colégio, observar os cadernos e a agenda da criança, analisar os boletins e conversar com o pequeno sobre as matérias em que ele não foi tão bem e nunca relaxar na cobrança só porque os últimos dois boletins vieram com notas boas.

Alguns fatores podem reduzir o desempenho nas grades escolares e até mesmo tirar o interesse de estudar, como é o caso do uso excessivo de internet ou videogames. Crianças que passam horas do seu dia jogando no console ou no computador, assistindo vídeos no youtube ou seja lá qual for a atividade, tem uma propensão muito maior a perder a concentração em coisas que exigem esforço mental, como é o caso das matérias de raciocínio lógico (matemática, por exemplo).

O ideal é estipular uma quantidade de horas específica para que seu filho curta os dispositivos eletrônicos e não deixar que ele ultrapasse esse tempo. No restante do dia ele poderá fazer outras atividades, como praticar algum esporte, fazer a lição de casa, jogar algum jogo que estimule o raciocínio lógico com os pais ou mesmo assistir televisão.

A abordagem dos pais para tratar esse problema influencia muito na velocidade do progresso esperado pela criança. É importante não desmotivá-lo com comentários que o façam sentir incapaz.

O incentivo deve vir com palavras que o façam sentir inteligente e capaz de se sair bem, estipular pequenas metas e elogiá-lo ou dar alguma recompensa quando ele as atingir.

Se preferir, pode procurar algum tipo de ajuda profissional para acompanhar o desempenho e te dar dicas sobre como funciona a cabeça do seu pequeno. O acompanhamento profissional também é interessante para dizer se o seu filho precisa de alguma vitamina ou remédio para aumentar a capacidade de concentração. Psicólogos especializados no desenvolvimento infantil são boas opções.

Se seu filho estuda em uma escola estadual, você pode acompanhar as notas consultando o boletim online sem sair de casa.

AVISOS

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *